Com um toque de selvageria civilizada esmagamos o espírito daqueles que hoje podemos chamar de quase "civilizados", fizemos de tudo para interferir em suas vidas, destruímos o verde, matamos animais, poluímos os rios, acabamos aos poucos com sua "casa", e hoje nos orgulhamos de criar lugares onde todo o pôtencial desses mesmos são limitados. Reservas indígenas não mais são que gaiolas ao céu aberto e servem apenas para satisfazer um pouco do que ainda restou dessa linda história que todos já conhecem.
A maioria dessas comunidades ainda preservam suas tradições e ritos, só que com um toque de capitalismo. Ora, quando eles notaram que poderiam também fazer parte desse corrosivo sistema que é o capitalismo, tomaram consciência que também poderiam lucrar algo com tudo isso. Desde então vemos comunidades indígenas lucrando com sua história, com seus costumes, desde uma simples mostra de artesanato até um complexo ritual de passagem.
Nada mais justo para aqueles que sempre foram explorados e vistos com maus olhos por muitos ignorantes que ainda acreditam em uma supremacia racial, ou simplesmente por sustetarem algum crédito alheio, logo falsários.É um pouco tarde, mas deixem eles em paz.
Eu ainda concordo com que eles explorem aqueles que querem estar perto deles, que seja pra comprar algo, que seja pra assistir um ritual. Do mais qualquer parte dessa terra são deles.
ResponderExcluirO que me intriga é ainda ver estelionatários, que se dizem portadores de dons divinos, serem seguidos e bancados pros seus luxos. aff
Desculpe, acho que aqui não era lugar de dizer isso.
Mas, VAMOS DEIXÁ-LOS EM PAZ!!!
Sem falar nos missionários que estão invadindo cada vez mais as aldeias indigenas. Como um fucarão devastador. O número de igrejas evangélicas é surpreendente.Novos costumes, novas leis,o impacto é berrante.Índios foram dizimados, alienados, línguas sendo extinguidas. E a verdade é que ano após anos os homens brancos vão se infiltrando na cultura indígena. E eu me pergunto qual o verdadeiro interesse desses “homens bons”. Quais motivos reais podem levá-los aos mais longínquos lugares?
ResponderExcluir